Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Não podemos parar!

Oi amigos...

Faz tempo que não falamos. Minha vida é muito corrida!
É realmente uma contradição, como uma pessoa com mobilidade reduzida pode correr tanto e fazer tanta coisa??? Não sei responder, só sei que sempre digo que minha alma está no corpo errado! rsrsr
Brincadeira...Nossa alma está sempre no corpo certo!

Hoje quero falar com vocês sobre exercício físico.
Para nós pessoas com Artrite, o exercício é primordial.
A maioria de nós, não gosta, acha chato e às vezes dolorido. Mas, por experiência própria eu digo, "tudo é questão de encontrar o que você verdadeiramente se identifica"

Eu comecei pelo exercício na água, hidroginástica, pois é o recomendado para os artríticos.
Fiquei um bom tempo na hidro, mas tinha muita preguiça de ir...só em pensar que depois ter que colocar maiô, a toquinha (pedir para alguém colocar,porque não consigo sozinha)...depois tirar aquele maiô que grudava no corpo. Sem contar que na água, não conseguia fazer todos os movimentos e me sentia sem progressos.
Foi então que resolvi tentar fazer musculação (condicionamento físico). Conversei com os profissionais e sob a orientação deles, comecei a fazer. Inclusive a usar os aparelhos.
No início foi difícil, precisava de ajuda para tudo, mas depois de uma mês, já adquiri autonomia (minha palavra de vida).

Assim, já faz mais de um ano que faço esse tipo de exercício. Isso faz toda diferença para nós que sentimos dores e temos limitações físicas.
Com os exercícios, não sinto mais aquela velha e conhecida fadiga, sinto que minha musculatura está se fortalecendo e já consigo fazer alguns movimentos que não fazia antes.
Hoje consegui pela primeira vez, antes de começar os exercícios, subir dois lances de escada usando as duas pernas, ou seja, a articulação começa a responder!

Então é com alegria que compartilho mais essa vitória com vocês, pessoas com artrite, pais, tios, parentes ou amigos de pessoas que tenham alguma dificuldade física. E também para as pessoas em geral, pois o exercício físico é um dos elementos para uma vida saudável.
Compartilho no intuito de incentivar, pois, temos a mania de colocar obstáculos para realização de coisas que são para o nosso bem. É um "eu não tenho tempo", "eu não gosto de fazer sozinho (a)", "eu não sou gordo (a)" e por aí vai...Mas o que digo é que eu também não tinha e não tenho tempo sobrando, mas tive que me organizar pela minha saúde!
É uma das melhores coisas que podemos fazer pelo nosso corpo.

E para quem sofre de Artrite: é sim possível fazer acadêmia como qualquer outra pessoa! É lógico, com acompanhamento, no nosso limite e muita auto-observação!

Bora malhar... "Vamos transformar essa preguiça em músculos!" (Um tira no jardim da Infância)

Beijos e cuidem-se!

Nenhum comentário:

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas