Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Doenças reumáticas e fisioterapia

Hoje posto no blog sobre a fisioterapia e a AIJ.
Conforme prometido há um tempo, eu estou buscando contato com profissionais que possam nos passar informações sobre AIJ e AR.
Desse modo, através do contato com a ONG ACREDITE, graças a Carmem, integrante da equipe, conheci a Vanessa fisioterapeuta que foi super prestativa e me concedeu, digamos, uma entrevista.
A Dr.ª Vanessa Cristina Bueno é fisioterapeuta formada há 09 anos pela Unifesp, terminou mestrado em reumatologia na mesma universidade cuja tese foi Avaliação do Equilíbrio em crianças com AIJ Poliarticular.
Dr.ª Vanessa está na Unifesp desde 2003, atende no ambulatório pediátrico desde 2004, onde acompanha todas as crianças, mas especialmente as com AIJ.
Além de todo esse trabalho, ela atende em seu consultório que fica na Av. Angélica, 1996 primeiro andar. Em seu consultório atende também pacientes adultos e com outras doenças reumáticas!
Conversamos por telefone, ela uma profissional muito atenciosa, me esclareceu bastante coisa, inclusive falamos sobre órteses e próteses e ela me esclareceu que em muitos casos o uso da órtese é primordial para que não se desenvolva deformidades. A prescrição de órteses é recente, segundo a fisio, teve início em 1994, mas desde então tem ajudado a prevenir muitas deformidades. A órtese só pode ser usada sob a orientação do fisioterapeuta, pois é ele que vai prescrever o mais indicado para cada caso.
Falamos sobre como eu acho chato fazer fisio, até rimos porque é uma coisa chata, mas necessária. Vanessa esclareceu que hoje em dia, são usados métodos lúdicos para as crianças. No meu caso, que preciso de fisioterapia para sempre, ela disse que posso optar por uma atividade física de baixo impacto é claro!
Ficamos combinadas que vamos apresentar um tema, digamos, por mês sobre fisio. Dessa vez comentamos o uso das órteses, mas o tema central é a importância da fisioterapia.
Fui convidada a visitar o ambulatório de reabilitação de AIJ e assim que estiver andando pra valer, vou visitar e escrever pra vocês sobre esse trabalho, que pelo visto, parece ser feito com muito amor!
Esse foi, digamos, um prefácio da próxima postagem!  Já enviei as questões para a Vanessa, tudo que achei necessário.
Combinamos que ela responderá nesse final de semana e início da semana eu posto pra vocês: "perguntas e respostas sobre a fisioterapia" e uma vez por mês pretendo postar sobre fisio, novidades no tratamento, essas coisas!

Espero que gostem dessa nova iniciativa do blog e em breve teremos questões respondidas por uma reumato e uma psicóloga!

Beijinhos

Nenhum comentário:

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas