Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

sábado, 15 de janeiro de 2011

Nada vem de fora, tudo vem de dentro (Neville Goddard)

Gente, depois de quatro dias no hospital para uma artroplastia total de joelho, estou de volta! Para quem não sabe, artroplastia é a substituição da articulação por próteses bem parecidas com a articulação original. Normalmente, ou pelo menos comigo, sempre correu tudo bem, apesar de já ter sofrido fraturas quando fiz o quadril esquerdo, isso foi recuperado e me sinto super bem com elas. É claro que tenho os cuidados necessários e vou continuar tendo, pois agora, são quatro próteses! Daqui a pouco viro ROBOCOP!kkk
Só para vocês saberem, com relação à cirurgia tudo deu certo, dentro da normalidade. Inicio agora uma fase de recuperação que vai requerer muita paciência, tranquilidade e principalmente serenidade.

Por falar em serenidade, o título da postagem de hoje se refere justamente a isso: “nada vem de fora, tudo vem de dentro” é uma frase de NEVILLE GODDARD (1905-1972, estudioso sobre a força da mente na vida das pessoas.)
Com esse título inicio o post de hojecom uma lenda chinesa. A lenda se chama Lili e a sogra e ouvi um dia mas nem sei o autor:
“Conta a lenda que uma menina chamada Lili se casou e como era costume na China, foi viver com o marido e a sogra que depois de algum tempo, ela e a sogra passaram a desentender-se, pois as duas tinham personalidades muito fortes. Passavam meses e meses e as duas discutindo cada vez mais, pois para piorar, nessa época, a nora tinha que se curvar à sogra.
 Até que um dia, Lili não suportando mais, resolveu procurar um, digamos, guru, que mexia com ervas. Pediu a ele alguma poção para assassinar a sogra, porque a convivência estava se tornando insuportável. O senhor lhe deu um pacote de ervas e disse que seria para envenenar a sogra, mas que deveria ser dada lentamente, mas que, para que ninguém suspeitasse dela, quando a morte ocorresse, essa teria que evitar brigas, proporcionar uma convivência amigável e tratá-la sempre bem.
E assim fez Lili: não discutia mais com a sogra, controlava seu temperamento, tratava a sogra como se fosse sua própria mãe. Meses se passaram...E a relação entre as duas melhorava a cada dia. Parecia à Lili que a sogra estava mudando, que estava mais fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e começaram a tratar-se como mãe e filha. Um dia, Lili foi procurar o guru desesperadamente pedindo ao mestre que a ajudasse a evitar que o veneno matasse a sogra, pois, dizia Lili que a senhora havia se transformado numa mulher agradável e que agora se respeitavam e se amavam como mãe e filha e dessa forma não queria que a sogra morresse. O guru sorriu e acenou com a cabeça dizendo: - filha, você não precisa se preocupar, as ervas que dei são apenas vitaminas para melhorar a saúde dela e o veneno estava na sua mente, mas com sua atitude, foi jogado fora e substituído pelo amor que passou a dar a ela!”
O que quero mostrar com esse texto é que como a frase de Goddard, a mudança ocorre de dentro pra fora. Como na lenda, a nora ao mudar seu comportamento, sua postura perante a sogra, dentro de seu coração começou a brotar sentimentos positivos e esses surgiram de um processo de aceitação, compreensão e paciência, foram irradiados para sua vida e convivência com sua sogra.
Passando isso pra nossa vida e nossa luta como artríticos ou não, pois, não somos apenas nós que temos problemas, que lutamos, que sofremos e quebramos barreiras. Temos dores físicas sim, temos mais dificuldades e talvez mais coisas a serem superadas, mas não devemos esquecer que todos os seres humanos têm problemas.
Dessa forma, a melhor coisa que podemos fazer é iniciarmos uma mudança interna, mudar nossa postura perante a vida e às pessoas. Tentar, mesmo nos momentos de dores em que queremos “morrer” (assim como a nora queria que a sogra morresse), mudar nossas atitudes, ver a vida com mais amor... Sim, nós temos dores, nós matamos um leão por dia, mas não sou só eu, e não é somente você! Existe muita gente, eu poderia citar inúmeras pessoas que superaram obstáculos inenarráveis, pessoas ricas e pessoas pobres...
Eu mesma estou numa fase em que terei que ter muita paciência e força para superar esse período. Estou num momento de total dependência de outras pessoas que nem meus familiares são e nem profissionais contratados... Uma fase que ninguém gosta nem gostaria de passar!
Mas esse momento para mim está sendo super diferente, porque tenho vivido uma fase de transformação interior já há algum tempo, mas agora, esta mudança interna esta me ajudando e eu quero dividir com vocês.
Essa mudança pode ocorrer com qualquer pessoa que queira mudar que queira conquistar a serenidade e a paz consigo mesma. É uma coisa que se conquista a cada dia, olhando todas as coisas com mais positividade!
Eu sei que você leitor, pode pensar “Ah, Malu, como pensar com positividade cheio de dores todos os dias, vendo meu filho, meu marido, meu irmão se deformando e sofrendo?”
Eu sei que é difícil, existem as dores, as dificuldades financeiras e “trocentas coisas” que querem nos empurrar para baixo, mas também existem as coisas boas: o estarmos vivos, as pessoas que amamos e que precisam de nós; os objetivos que queremos alcançar e uma infinidade de coisas boas que estão por vir e que poderemos aprender! Então, para quê e por que nos abatermos, lançar nosso espírito à negatividade, à rancores passados e supostos problemas futuros, se podemos lembrar do passado somente os momentos felizes e vislumbrar um futuro diferente do que vivemos hoje?
 Além do mais, as nossas dores podem servir para quem sabe a cura de doenças hoje consideradas incuráveis, como a AR, AIJ e muitas outras. Sabermos um dia que nossas dores não foram em vão, já é uma vitória!
Como disse um dia o grande poeta Carlos Drumond de Andrade: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”, por isso eu reafirmo, sentimos dores sim, sofremos sim, mas podemos optar entre sofrer muito tempo, dia após dia, remoer esse sofrimento, levar esse sofrer para alma ou sofrer o tempo necessário para extravasar nossa dor, nossa revolta! Depois, CHEGA! PÁRA! STOP! Pensamento positivo, porque podemos mudar nossos pensamentos a hora que quisermos, basta querer sair do sofrimento, basta treinar, e fazer dos obstáculos pontes para a realização dos objetivos e principalmente não achar que é o único a sofrer e que a sua dor é a maior, porque não é!
Esse foi para refletir. Termino a postagem de hoje com uma frase de Gandhi para ajudar na reflexão:
A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável!
(Gandhi)
Grande beijo,
Malu

3 comentários:

venina disse...

malu adorei estas palavras e a mas pura realidade ; penso o q estou passando agora e o q ja passei vai passar e vou deixar tudo no passado e buscar momentos felizes e saber valorizar cada segundo q muitas vezes deixar passar por despercebido agora vou saber aproveitar e agradecer a DEUS. ADOREI SEU TEXTO E A MAIS PURA REALIDADE.

venina disse...

oi malu como esta sua recuperaçao ?espero q esteja tudo dando certo eu estou ja ate andando sem muletas e uma sensaçao otima , adorei a historia da lili e a mais pura realidade . bjs amiga e fq com DEUS.

Malu Sobreira disse...

Oi Ve, obrigada por ler e comentar os textos!
Todas as vezes que escrevo, eu penso em como o texto pode ajudar as pessoas!
Espero que as postagens continuem te fazendo refletir!
bjs

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas