Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fisioterapia! Chata, porém, necessária!

Oi pessoal,
Só para informar,minha recuperação está ótima. Embora não goste e ache chata, estou fazendo a fisioterapia certinho.
Tenho sorte por ter um irmão fisioterapeuta, que apesar de não ser especialista em AR tem me ajudado muito. Faz um mês e 5 dias que passei pela cirurgia e está tudo indo bem, graças a Deus!
Durante esse tempo, pensei em todas as cirurgias que passei e de como é importante a fisio para a recuperação, no entanto, depois que me recupero, nem lembro de fazer os exercícios que para nós, artríticos é imprescindivel. Por isso, seguindo os conselhos da dr.ª Vanessa, quando estiver recuperada, vou voltar a fazer hidroginástica. Ela aconselha que nós, artríticos estejamos sempre fazendo atividades que trabalhem as articulações que estejam mais comprometidas, sem esquecer as outras. Segundo ela, as melhores que dão menos impactos são as realizadas na água.
Como não sou jornalista e não tenho prática em perguntar e anotar as respostas, mandei um email com as questões e a dr.ª Vanessa respondeu, postei do jeitinho que ela respondeu!

Chega de blábláblá e vamos as questões respondidas pela fisioterapeuta!

1. Como é feita a avaliação para escolha do melhor tratamento na reabilitação em AIJ?

A escolha da reabilitação é baseada no quadro clinico (sinais e sintomas) apresentado pelo paciente e se divide em reabilitação na água e no solo.

2.Qual o principal objetivo da fisioterapia em AIJ?

Melhorar ou manter a capacidade funcional do paciente, ou seja, sua independência.

3. Eu convivendo com AIJ desde os 07 anos sei que criança detesta fazer fisio (aliás, eu ainda detesto! rsrs), mas o que os pais podem fazer para estimular seus filhos a fazerem a fisioterapia?

Utilizarem as próprias brincadeiras da infância para realizar exercícios, por exemplo, andar de triciclo para quem tem artrite de joelhos ajuda a manter o movimento normal dessa articulação; brincar de massinha ajuda a manter o movimento dos dedos e a força muscular das mãos e assim sucessivamente.

4.Geralmente as sessões são realizadas de duas a três vezes por semana. Nos dias que não tem sessão ou finais de semana, é conveniente fazer algum exercício?

Não necessariamente, orientamos realizar exercícios nos finais de semana para pacientes com bastante limitações e deformidades, mais em geral pedimos para que o paciente descanse nesses dias. Os exercícios de posicionamento articular quando prescritos devem ser realizados todos os dias, pois auxiliam no trabalho da fisioterapia. 

5. A fisio será necessária durante a vida toda? Porque é tão importante?

Apesar de ser extremamente importante não acredito que haja necessidade de realizá-la por toda vida, o que orientamos é sempre praticar alguma atividade que esteja relacionada com as dificuldades, por exemplo, se o paciente apresenta muita limitação e falta de força em mãos orientamos que após receber alta da fisio façam atividades que utilizem as mãos, por exemplo pintura, algum artesanato e outros. 

6. A criança com AIJ pode fazer qualquer atividade física?

O esporte que mais recomendamos é a natação, por ser mais difícil de acontecerem lesões. Os outros esportes devem ser avaliados caso a caso, por exemplo, pacientes com acometimento de joelhos devem evitar esportes de contato, como o futebol.  

7. Uma criança em início de doença e que apresenta rigidez nas articulações pode voltar ao normal com ajuda da fisio?

A rigidez esta relacionada a vários fatores, inclusive a atividade da doença, a fisio pode colaborar com orientações de posicionamento articular, de calor nas articulações mais rígidas e de organização das atividades. Normalmente a rigidez se dá de manha ou após longos períodos de imobilização, portanto se sua rigidez é matinal (durando horas) uma das possibilidades é estudar no período vespertino.

8. A realização da fisioterapia corretamente pode evitar deformidades?

Na verdade evitar não é a palavra mais adequada e sim impedir ou retardar a progressão das deformidades, sem duvida a fisio (não só os exercícios mais o uso das órteses e palmilhas também) é extremamente importante, mais de nada adianta você fazer fisio e não tomar o remédio, não passar em consultas regularmente, ou seja é o todo que faz a diferença, por isso a equipe multidisciplinar é importante.

Espero que essas questões possam ajudar alguém e se tiverem outras questões, é só me mandar por email ou por comentário, que eu perguntarei a fisioterapeuta, ok?

beijinhos

11 comentários:

gustavo leite disse...

malú,parabéns esclareceu muitas duvidas que eu e minha esposa tinhamos,otima entrevista,vc deveria fazer jornalismo,ficou muito boa,obrigado mais uma vez pela ajuda que foi dada não so a mim,mas a todos que acessam seu blog

Anônimo disse...

malu estarei ate 11:30 online quero conversar com vc cleuma

Malu Sobreira disse...

Gustavo,

Obrigada por fazer parte desse grupo, espero cada vez mais contribuir com vc e sua família e com todos que precisam de informação. Torço muito pelo Pedrinho!
Bjinhos

venina disse...

malu ficou otimo , e vc tem razao em tudo q disse a fisio e um dos melhores remedios para a ar esta me ajudando muito meu joelho ja melhorou muito o q seria da gente sem os fisioterapeutas o trabalho deles e muito importante para a gente nos anima muito vendo nossa recuperaçao a gente volta a ter esperança de ser normal eu ja estou quase rsrs .bjs

Malu Sobreira disse...

Venina,
Que bom amiga que vc sabe a importancia da fisio e que bom que está melhorando!
Continue firme aí que eu fico firme aqui!rsrs
Obrigada por estar sempre contribuindo com seus comentários!

angel disse...

olá tenho Ar sinto dores que pareço que nao vou aguentar
queria muito pessoas amigas para eu compartilhar essa doença
sei que um dia ficarei boa ou quem sabe curada
um bjao a todos que passaram ou nao por esse problema e q saiba dar as maos na hora certa
abraços!!

angel disse...

acho muito chato ate pra passear na ksa de familiares pq as louças, as roupas que é uma coisa tao simples de fazer nao consigo
parece q todos estao nos julgando
tipo:
preguiçosa
minha mae, e minha irma nao sao problemas e sim familiares que nem querem saber p vc sumiu
entao nao compartilho com todos
nao sei nao sinto segurança nem vontade de falar prefiro ficar no meu mundo
até obter boas respostas
é isso. bjo

Malu Sobreira disse...

Oi Angel,
Que bom ter sua visita aqui no blog! seja bem vinda...é pequeno, mas está crescendo aos poucos!

Saiba Angel, que vc vai aguentar sim. Todos nós artríticos, principalmente nós mulheres que somos fortes por natureza, suportamos e sempre damos a volta por cima, tenha essa certeza!

Agora vc tem com quem compartilhar, não só comigo, mas com as pessoas seguidoras do blog...todas elas tem uma história que acaba se parecendo umas com as outras!

Não desanime Angel, busque motivações para suportar as dores, que eu sei muito bem como é, pois tenho artrite desde meus 07 anos e hoje tenho 36, isso mesmo, 29 anos convivendo com ela!

Gostaria de saber melhor da sua história...se quiser, escreve pro meu email: malusobreira@gmail.com

Bjsss

Malu Sobreira disse...

Angel, linda...
as pessoas não conhecem a doença e não fazem esses julgamentos por maldade...
Primeiro vc deve conhecer a doença, aceitá-la e depois ir mostrando as pessoas que te interessam!
Outra coisa: se vc não está conseguindo fazer coisas simples, deve ser pq está em atividade da doença, mas isso passa, aí vc vai conseguir fazer essas coisas novamente.

me escreve que bateremos grandes papos!

bjs

angel disse...

olá como fico feliz sabendo que encontrei uma pessoa que além de Deus pode me ajudar muito
olha conhecer seu blog era tudo do q eu preciso
fico muito feliz...
e tenho certeza vamos conseguir sim
um grande beijo

Malu Sobreira disse...

OI Angel, como vc está?
Eu estou meio afastada do blog pq estava e ainda estou com bastante trabalhos de faculdade pra entregar, mas esse domingo, pretendo escrever algo para reflexão.

E vc com tem passado? Ja está aceitando melhor essa sua nova realidade?

Lembre-se que apesar de nosso corpo mudar, ainda somos a mesma pessoa e nossa vida não tem que girar em torno da Artrite!

Se quiser saber um pouco mais de mim, pode ler a entrevista no site reumatoguia:

http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?id=576&cat=9&menu=269

bjs e fique com Deus!

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas