Oi pessoal!
Há algum tempo eu falei de uma entrevista que faria com uma nutricionista. Pois bem, já havia mandado as perguntas de somente agora ela me respondeu. Inseri questões básicas sobre cálcio, alimentos benéficos e prejudiciais para nós.
A entrevista foi realizada com a Dr.ª Priscila Bongiovani Spiandorello - Nutricionista Clínica Funcional -CRN3 8679. Atende na Clínica Carla Albuquerque- tel 3845 2745/3045 9258
Consultório: tel 5052 1221
Consultório: tel 5052 1221
Eu tenho a opinião de que qualquer informação que possa nos ajudar de alguma forma contra os sintomas da AR é valido, por isso, aí estão as questões respondidas, espero que possa ajudar!
bjs!
1.Já ouvi que o leite pode ser prejudicial à artrite, isso é verdade?
Resp. Pode sim. O leite ocasiona processos inflamatórios para algumas pessoas, piorando suas condições. As proteínas alergênicas do leite de vaca e seus derivados provocam uma inflamação na mucosa intestinal causando alteração na permeabilidade da mesma, facilitando a passagem de macromoléculas e metais tóxicos, além de favorecer a má absorção de nutrientes, gerando uma síndrome de má absorção. Diversos estudos comprovaram a relação de alergia tardia ao leite de vaca, com otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite, amigdalite, obesidade, aumento da resistência à insulina, aumento na formação de muco, gastrite, esofagite, fadigas inexplicáveis, artrite reumatóide, entre outros.
2. Uma pessoa com artrite seja adulta ou criança deve ingerir uma quantidade maior de cálcio por dia?
Resp. Cuidado: Se tomar uma quantidade exagerada de cálcio poderá ocorrer um aumento do cálcio plasmático, isto é, cálcio sobrando a nível sanguíneo, gerando mais processos inflamatórios e a possibilidade de micro calcificações, ocasionando bursite, artrite, esporão e nódulos. È muito importante a relação Cálcio e Magnésio estarem adequadas para que isto não ocorra. O ideal é uma suplementação de cálcio/magnésio 1:1 ou 1:2.
3. Se ingerido desde os primeiros tempos de infância, o cálcio pode evitar algo proveniente da artrite (tipo deformidade ou outra coisa)?
Resp. Artrite tem haver com processo inflamatório e não degenerativo, a pessoas com artrite sofrem come estresse oxidativo devendo ter uma alimentação adequada e equilibrada em todos os nutrientes.
4. Uma pessoa adulta que tenha Artrite ainda pode se beneficiar com o cálcio?
Resp. Sim, o cálcio em quantidades adequadas é importante para formação óssea, mas não podemos esquecer-nos de outros nutrientes também importantes e que sem eles o cálcio não entra nos ossos: como a vitamina C, a vitamina D, a Vitamina B12, o boro entre outras.
5. Qual a quantidade indicada de cálcio que os portadores de AR devem ingerir?
Resp. Essa necessidade deve ser individual, devendo ser analisado junto com um profissional capacitado.
6. Quais alimentos devem ser evitados em caso de artrite, principalmente em períodos de crise?
Resp. Alimentos que promovem inflamação no corpo, como os ricos em açúcar, trigo em excesso, produtos industrializados e pobres em nutrientes. Alimentos e substâncias que roubam massa óssea: cafeína, refrigerantes, sal em excesso, enlatados e nicotina.
7. Quais devem ser priorizados?
Resp.: Uma alimentação balanceada, rica em frutas, sucos naturais, verduras, legumes e cereais integrais e fontes de ômega 3. Sabe-se que uma dieta do tipo mediterrânea, com frutas vegetais, grãos, peixes e azeite de oliva, limitando o consumo de carne vermelha, há melhora da dor.
Também há relatos que uma dieta vegetariana também produz efeito similar. Em outros estudos, pacientes que receberam cápsulas diárias de óleo de peixe, ricos em ômega 3, foram observados benefícios maiores para articulações inchadas e frágeis, em comparação a pacientes que tomaram placebo. Aparentemente, isso ocorreu devido às propriedades antiinflamatórias do óleo.
Uma dieta antiinflamatória, com aporte adequado de cálcio, magnésio, vitamina D, uma quantidade adequada de vitaminas e minerais, a ingestão de antioxidantes, promovem efeitos benéficos na prevenção e controle da artrite reumatóide.
Curiosidade: A Curcumina, encontrada no tempero curry, impede a inflamação das articulações. Pode-se acrescentar no preparo do arroz, fica muito saboroso.
Os minerais cobre, zinco e manganês são componentes chaves das enzimas superóxido dismutase (SOD) que combatem as reações intermediárias relacionadas aos danos nas articulações.
Um novo estudo demonstrou que pacientes com artrite reumatóide tinham baixo selênio sérico. (no sangue).
Já nos pacientes mais jovens, com artrite reumatóide juvenil, deve ser dada uma melhor atenção à alimentação, pois são frequentes os distúrbios nutricionais determinados tanto pela doença crônica como por erros alimentares conseqüentes do próprio desconhecimento da família sobre as necessidades nutricionais da criança.
É importante que, na medida do possível, a família de um paciente com artrite reumatóide juvenil tenha a orientação de uma nutricionista, pelo menos inicialmente.
A dieta dessas crianças deverá ser balanceada, com aporte protéico, calórico, de oligoelementos e de ferro, adequada às necessidades de um ser em crescimento e com uma doença inflamatória crônica.
Alguns alimentos fonte de cálcio:
Feijão branco, brócolis, Sardinha e Amêndoas
4 comentários:
malu essa entrevista fez eu enxergar como me alimento mal q tudo q nao pode e oq eu faço uso diario vou ter q mudar meus habitos alimentares , adorei essa entrevista vc ta de parabens amiga obrigado por nos ajudar. bjs
Oi amiga,
Que bom que vc gostou, mas veja se coloca tudo em prática viu???rsrs
bjão!
boa noite malu saudades. cleuma
Oi Cleuma querida, qto tempo! Vc sumiu...
Como está? Passou aquela crise?
bjs e fique bem!
Postar um comentário