Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UM POUCO SOBRE ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL

AIJ – O QUE É

AIJ é a sigla de Artrite Idiopática Juvenil. Idiopática origina-se de idiopatia que significa doença com causa desconhecida. Como não se sabe a causa dessa doença, ela passou a ser chamada de Idiopática. Juvenil, porque acomete crianças e adolescentes de 0 a 16 anos.
Anteriormente era conhecida por Artrite Reumatóide Juvenil. É caracterizada por uma série de doenças inflamatórias crônicas que acomete as articulações.
Ocorre uma inflamação na membrana que protege as articulações (sinóvia), essa se espessa e secreta líquido dentro da cavidade articular. Dessa forma, começam os inchaços, dores e limitações articulares. Pode ser seguida de febres,  vermelhidão no corpo e rigidez matinal (dificuldade ou dores pela manhã, ao levantar), ou dificuldade de movimento após longos períodos de repouso.
Devido as dores o paciente tende a adotar a posição semi fletida das articulações, principalmente dos membros inferiores, o que pode evoluir para atrofias musculares e deformidades.
A AIJ é uma doença auto-imune, ou seja, o sistema imunológico responsável pela defesa do organismo começa a atacar o tecido que reveste e protege as articulações e outros tecidos do corpo. O Sistema imunológico acredita estar combatendo algum tipo de doença no corpo, quando na verdade está combatendo células sadias.
O tratamento hoje em dia é bem mais eficaz, conta-se com muitas drogas que previnem as lesões nas articulações e permite que a criança leve uma vida normal.
Até o presente momento, não existe cura para AIJ, no entanto, o tratamento é baseado em medicamentos que diminuem a inflamação e as dores.
A doença pode apresentar um período de remissão por um período variável e indefinido.
Quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento, no entanto, cada caso de AIJ tem um tratamento específico e cada organismo responde de uma determinada forma.
Apesar de ser uma doença progressiva e incapacitante, a pessoa acometida pela AIJ, pode perfeitamente ter uma vida normal. Para isso, a pessoa e seus familiares devem aprender a conviver com as limitações causadas pela doença, manter alimentação saudável, evitar o aumento de peso, manter uma ocupação (higiene mental), qualquer atividade que ocupe a mente. Tentar evitar situações de estresse também ajuda, já que alterações emocionais mexem com o sistema imunológico e podem colocar a doença em atividade.
Namorar, sair com amigos, se divertir faz muito bem!






Nenhum comentário:

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas