Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

sábado, 17 de julho de 2021

Autoestima

 Olá pessoas lindas! 

De volta depois de meses, para falar um pouquinho sobre autoestima, um fator que pode não ser determinante, mas que pode ser o gatilho para a entrada de doenças em nosso corpo. Especialmente a artrite, eu falo no meu caso, situações emocionais podem resultar em dores e até fazer a doença entrar em "atividade"

Vamos falar um pouquinho sobre a autoestima, mas será que realmente sabemos o que é autoestima? 

De acordo com a Psicoterapeuta Renata Parreira Rodrigues, muitas vezes a autoestima é confundida com questões estéticas, mas vai muito além disso. A própria palavra ja explica auto (si mesmo) estima (gostar, amar). Então autoestima significa amar a si, cuidar de si mesmo e eu acrescento: respeitar-se e conhecer-se.

Por isso quando nossa autoestima está baixa, estamos nos amando pouco, nos cuidando pouco e por consequência nos respeitando pouco. 

Segundo a Psicoterapeuta, a autoestima não é um resultado e sim um processo, por exemplo, quando uma pessoa precisa perder peso e consegue o objetivo, a autoestima sobe...No entanto, a autoestima já é o processo em si, pois partiu de uma decisão de cuidado consigo mesmo e esse processo envolveu o gostar-se.

Todas as vezes que tomamos decisões que dizem respeito ao autocuidado estamos praticando a autoestima, como podemos perceber, nada tem a ver com o modo como nos vestimos, se estamos com maquiagem ou não. É muito mais como você se sente consigo mesmo como um todo. 

Relacionando a autoestima com a Artrite, eu penso que é primordial para nós, especialmente as mulheres, porque somos constantemente "cobradas" para estarmos sempre dentro dos padrões de beleza estipulados pela sociedade e o pior, nos deixamos ser cobradas. 

A maioria das mulheres com AR, lutam praticamente todos os dias para manter uma boa autoestima! Em uma sociedade que valoriza muito beleza do corpo, é bem difícil ter uma autoestima equilibrada, quando  se acorda todos os dias com dores, quando se olha no espelho e se depara com sequelas e deformidades resultantes da doença, enfim, quando você se depara com o que a AR fez com seu corpo, a sensação não é das melhores, haja força para manter a boa autoestima!

Como eu Malu consegui??? 

Na verdade, como a Dra Renata citou, isso é um processo e por isso eu digo que eu "consigo" dia após dia. O processo se iniciou com a aceitação de que tudo que a AR deixou em mim (deformidades e limitações) não tinha como mudar, esse é meu corpo hoje e não há nada o que fazer. Em seguida, procurei qualidades físicas e interiores que gosto em mim e passei a valorizá-las. 

Descobri que quanto mais eu me preocupava com o que os outros veriam em mim, as deformidades, por exemplo, pior ficava minha autoestima. Então, comecei a agir como se não percebesse quando alguém reparava, e comecei a cuidar mais de mim. Por exemplo, eu sempre fui apaixonada por dança, mas sempre tive muita vergonha de dançar perto dos outros porque sei que meus movimentos são travados e isso me dava muita vergonha.

Gente, quanto tempo eu perdi, não fazendo o que eu gostava por vergonha ou até por não querer me expor. Foi quando eu entrei pela primeira vez na aula de zumba, encontrei o Professor Diley, um homem maravilhoso que me deixou super a vontade e hoje, sempre que tenho tempo, saio da musculação e vou para a aula de zumba sacudir o esqueleto. Se eu consigo o movimento eu faço, se não consigo, tudo bem também. Inclusive participei da competição com coreografia e tudo, nosso grupo ganhou!!!

Por isso hoje estou aqui, mostrando para vocês que além das nossas deformidades físicas existe o eu de cada um, e nesse eu, uma beleza que independe de aspectos físicos, mas dependem muito mais de nossa postura e de nossa autoaceitação. Quando nos aceitamos, o outro nos aceita, quando nos amamos, atraímos amor, quando nos respeitamos, somos respeitados e quando cuidamos de nós, nosso corpo e nosso espírito correspondem!

Por hoje é isso pessoas! Se amem, se respeitem, façam o que gostam porque isso alegra o espírito, trás paz e leveza!

Os seguidores são poucos, mas o importante é que a mensagem chegue a quem precisa chegar!
Amo vocês!!

Beijos da Malu



exercício de equilíbrio em uma perna só!


Minha turma de zumba e aqui na frente o prof. mais 
fofo do universo!     







Nenhum comentário:

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas