Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O dia-a-dia de uma pessoa com ARJ

Olá pessoas lindas e guerreiras como eu! (convencida neh?)

...Mas faz tempo que deixei de me achar menos que os outros. Hoje em dia me acho o máximo e não me envergonho disso, sabem por quê? Enquanto tá cheio de gente por aí sem doença ou limitação alguma que não tem objetivos na vida e não busca suas realizações, eu mesmo com minhas limitações, vou atrás dos meus objetivos e não fico esperando a vida passar!

Estava pensando hoje, como somos heróis e quantas dificuldades driblamos no nosso dia-a-dia. Por exemplo, eu não me abaixo de jeito nenhum, meus joelhos e quadris não permitem, então pensem: eu rezo pra não derrubar nada no chão e quando acontece, se tiver alguém eu peço ajuda e se não tiver, adivinhem? Se estiver descalço, pego com o pé, coloco em algum lugar em que eu consiga me abaixar pra pegar. Levantar os braços também não consigo, então as coisas para mim tem que ficar no meio termo, nem baixo e nem alto...varal também, só estendo as roupas quando o varal cede pra ficar mais baixo.

As dificuldades não param por aí, não consigo lavar meus cabelos sozinha, as vezes, uso uma escova de cabo bem longo pra lavar o cabelo sozinha, mas não fica tão bem lavado;ou alguém de casa lava pra mim ou vou ao cabeleireiro; no banho, uso só sabonete líquido para evitar de cair e eu não poder pegar, apesar de que tem a dica da meia fina (colocar o sabonete dentro da meia e pendurar na torneira do chuveiro);
Para me vestir, tudo bem, até que consigo, mas meia, só com o calçador que comprei, ah, comprei também um cabo que ajuda a calçar sapatos de um lado e de outro é um ganchinho para pegar roupas que caem no chão.
Esqueci de dizer que moro em um sobrado (que ironia neh?), para facilitar minha vida, coloquei corrimão em toda a parede. A garagem de casa, coloquei portão eletrônico para não ter que fazer força para levantá-lo.
No meu trabalho tenho colegas compreensivas com essas limitações, graças a Deus, inclusive há planos de colocação de corrimão nas escadas que leva para as salas, aí, não terei desculpa para não subir as escadas! rsrs.
Quando estou namorando (aliás, faz tempo que não namoro!rsrsrs), uma das primeiras coisas que faço é esclarecer sobre todas as limitações e enfatizar que elas não me impedem de nada, o que é uma verdade, não só eu, como todos nós com AR, podemos fazer quase tudo é só adaptar!rsrsrs

Hoje em dia convivo muito bem com essas limitações no dia-a-dia, mas às vezes fico chateada, porém, faz parte da nossa vida!
Gostaria de saber de vocês, que leem o blog, principalmente as donas de casa, como driblam as dificuldades do dia-a-dia?

bjão!

Nenhum comentário:

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas