Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Artrite deixa marcas!!!

Oi pessoal...

Estou aqui hoje pra falar com vocês sobre as marcas que a ARJ ou AR pode deixar em nós.
Semana passada fiquei muito feliz, porque ao pegar o resultado de um exame de sangue, pela primeira vez na minha vida me senti normal, pelo menos na parte que diz respeito aos aspectos biológicos da doença.

Quando abri o exame encontrei: 0,8 PCR e 5 de VHS!!!
Gente, fiquei bege, pois meu VHS nunca deu menos de 10 e 10 foi o mais baixo até aquele momento!

Apesar desse exame e de eu estar super feliz com o resultado e por não sentir dores, não posso deixar de contar pra vocês que essa AR é um "carma" (risos). Isso porque, nessa semana, fui trabalhar usando uma bota, que aliás é super confortável. Passaram-se horas e tudo bem, mas faltando umas 3 horas para a minha saída, meu dedinho do pé começou a doer tanto, que quase tiro a bota no trabalho mesmo.
Fui aguentando e quando cheguei em casa, ao tirar a bota, me revoltei com essa bendita AR: "__ Poxa vida! Não tenho quase nem sinal de artrite nos exames, mas ela tem que deixar sua marca??? (desabafei)
Um calo ósseo que se desenvolveu de um ano aproximadamente nesse dedinho e quando uso um calçado que o deixa encostado no outro dedo, ele dói muito e fica bem vermelho! Gente dói e arde demais!"
Nesse dia fiquei muito revoltada...quem não ficaria?

Essa história era pra chegar ao ponto do título da postagem... sabe pessoal, as pessoas podem pensar,que eu deveria agradecer muito por não sentir mais dores...sim, eu agradeço a Deus todos os dias por isso, mas não posso deixar de me revoltar: esse momento de minha vida seria muito melhor se não fossem essas sequelas!

Eu queria muito poder virar meu pescoço normalmente, esticar meus braços por completo, conseguir fazer tudo sozinha tarefas como lavar os cabelos, pegar algo do chão...queria não ter nódulos nos cotovelos (pq deixa o braço feio) queria meus dedos das mãos todos normais...
Queria ao menos que a artrite não tivesse me deixado tantas marcas físicas, já não bastasse as marcas emocionais que deixa em todos os portadores.

Apesar de ser como sou, uma guerreira, como a maioria de nós ou todos nós, artríticos, também tenho minhas revoltas, minhas tristezas e frustrações. As sequelas físicas da AR para nós mulheres, não ficam restritas a esse aspecto, ela ultrapassa e chega ao emocional, trazendo muitas vezes a baixa autoestima, pois, temos que lidar com o fato de que nem sempre poderemos usar sapatos que achamos bonitos ou estão na moda; com o fato de não termos um andar bonito, entre outras coisas.
Isso tudo é revoltante, no entanto, existe um porém que faz toda diferença: podemos sim ter nossos momentos de tristezas. revoltas e frustrações, mas não podemos deixar esses momentos se tornarem eternos! Vamos chorar? Vamos. Vamos nos revoltar, quebrar coisas? Vamos. Vamos xingar palavrões horríveis? Vamos. Mas isso, um dia, dois, uma semana, no máximo! Depois CHEGA! Já deu, chorar não vai mudar nossa aparência nem a visão dos outros com relação a nós. Apenas uma coisa pode mudar, (não os aspectos físicos) é a aceitação de que somos como somos, por um motivo que não sabemos e talvez nem saberemos; as pessoas que nos vejam do jeito que quiserem. O importante é como NÓS NOS VEMOS, e essa visão deve ser sempre a melhor e mais bonita, porque afinal de contas, somos guerreiras e guerreiros que amam a vida e merecem ser felizes!!!

Amigos, hoje a postagem foi um pouco de desabafo contra essa doença que deixa marcas, de uma forma ou de outra, marcas que levamos pra sempre...só sendo muito bem estruturado pra aguentar neh?
Então vamos ser fortes, fazer coisas que gostamos e nos dão prazer, pra driblar esses sentimentos que surgem de vez em quando!!!

bjão

4 comentários:

Anônimo disse...

olá Malu meu nome é gabriela e sou portadora de Ar moro em sp a pouco tempo to meio por fora de tudo aqui e gostaria de compartilhar com voce algumas coisas do tratamento entre em contato comigo pra gente trocar "figurinhas" rsss. beijinhus
gabrihela@live.com

Malu Sobreira disse...

Oi Gabriela,
Seja bem vinda ao blog!
Nós podemos trocar figurinhas sim!

Qual sua idade? Em que lugar de SP vc mora?
Me manda emails com suas dúvidas e se eu puder, vou esclarecendo!

bjão

Anônimo disse...

A MALU RI DA SUA HISTORIA PQ LEMBREI DE MIM TODA FESTA Q VOU SE TIVER A PE VOLTO COM O SAPATO NA MAO NAO AQUENTO FICAR CALÇADA POR MUITO TEMPO NEM DE SAPATILHA ;SAPATO ALTO FICAM SO DE ENFEITE NO GUARDA ROUPA .Q BOM Q SEU EXAME DEU NORMAL O MEU SONHO TODA VEZ Q ABRO PCR POSITIVO E VHS 28 QUASE MORRO ME DA UMA DEPRESSAO TODA VEZ TENHO ESPERANÇA Q VAI ABAIXAR E NESES 4 ANOS AINDA NAO , MAIS TENHO ESPERANÇA Q UM DIA IREI ABRIR E FICAR FELIZ COMO VC .BJS AMIGA LEMBRO DE VC TODOS OS DIAS EM MINHAS ORAÇOES Q DEUS ILUMINE SEUS CAMINHOS. VENINA HELENA ILICINIA MG

Malu Sobreira disse...

É fogo neh amiga??
rsrs

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas