Quando me referir a Artrite adquirida na infância, vou citar a denominação utilizada já ha algum tempo que é AIJ (Artrite Idiopática Juvenil) o termo idiopática, esta substituindo o reumatóide, para que não seja confundida com a Artrite Reumatóide que acomete jovens e adultos.
Falando em atividade física, vim aqui hoje para ressaltar a importância de se praticar atividades físicas. Na verdade, eu mesma, estou em falta com esse item, mas assim que operar o joelho esquerdo e me recuperar, vou voltar a fazer hidroginástica ou hidroterapia.
Mas falar em atividades físicas pra quem tem dores nas articulações é complicado. Pessoas com AR, AIJ ou qualquer outra doença que acomete óssos e músculos, precisam de atividades físicas, mas tem que ter muito cuidado na escolha. Não devemos praticar atividades em que há muito impacto nas articulações, para não ativar o processo inflamatório.
As mais indicadas segundo alguns fisioterapeutas são atividades realizadas na água como hidroterapia e hidroginástica. No entanto, a hidroginástica, requer alguns cuidados, pois, é realizada em academias comuns e a pessoa com AR, AIJ ou qualquer doença musculoesqueletica deve ter acompanhamento personalizado para não causar nenhuma lesão.
Caminhadas leves também são indicadas...só não pode forçar demais e nem esquecer da boa alimentação.
Mamães de crianças com AIJ podem começar a inserir a criança nesse mundo de movimento, levando-a a parques e incentivando-as a se movimentar. Pode inclusive conversar com o fisioterapeuta sobre que tipos de exercícios podem ser feitos e como utilizá-lo de forma lúdica.
Lúdica? É isso mesmo: lúdica...a criança tem muita dificuldade em realizar os exercícios porque tem preguiça (cá entre nós, os adultos também), dessa forma, se a mãe estimular, fazer da fisioterapia uma brincadeira, a criança vai começar a se habituar com essa atividade que deverá fazer parte de sua vida inteira.
Atividades na água também são as preferidas das crianças, assim, o verão é um período ótimo para mamães e filhinhos se divertirem na piscina! Pode ser na piscina de um clube ou numa piscina de montar em casa mesmo, com bolas, bóias e outros objetos lúdicos.
A criança vai fazer do exercício uma brincadeira! Além de todos os benefícios físicos, essa integração entre mães, pais e a criança favorecerá um fortalecimento emocional. A criança sentirá que as pessoas que mais ama, estão ao seu lado, ajudando-a nos exercícios
Em todos os itens citados, antes de mais nada é preciso ter a orientação do médico e do fisioterapeuta, profissionais que vão indicar quantos dias da semana os exercícios devem ser realizados, quais os tipos de exercícios e a melhor forma de realizá-los.
Nossa quanto exercício!!! Já estou até cansada!
bjsss
Quem sou eu

- Malu Sobreira
- Itapevi, SP, Brazil
- Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias
Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!
10 comentários:
agora sim ,melhorou e muito.cleuma
malu minha mão esquerda quase não funciona,e agora minha dificuldade está na mão direita.quase não dou conta de escrever.
ah ta dificil,procuro ser mais independente possivel,cleuma o comentario de cima é meu.cleuma.
Oi Cleuma, vc está em atividade da doença?
Vc tem feito acompanhamento com fisio?
Talvez vc precise conversar com um fisioterapeuta para te indicar alguns movimentos como exercício para que vc não perca por completo o movimento das suas mãos, pois ele vai te indicar exercícios que não force sua articulação e te ajude a recuperar os movimentos.Um terapeuta ocupacional também pode te ajudar.
Peça um encaminhamento para fisio ao seu médico de AR, caso não esteja em acompanhamento e procure atendimento nas Unidades do SUS da sua cidade.
O convívio social também é importante e durante tratamento no SUS vc pode fazer muitas amizades!!!
Torço por vc amiga! Vá atras disso o quanto antes, acredito que ainda é possivel vc recuperar os movimentos, mas não esqueça, tudo com acompanhamento médico!
Bjo e se cuida!
Oi Cleuma!
Eu não acho que o fato de se ter essa ou aquela doença nos cause dificuldades de viver com conviver com aqueles que não tem.
Nós que temos artrite, seja da infancia que é meu caso ou como no seu e de outros,as vezes, temos dificuldade de nos relacionar, porque nos sentimos diferentes. Especialmente, quando tínhamos uma vida normal, sem limitações e de repente, nos tornamos fisicamente limitados.
Às vezes estamos com dor e simplesmente, temos vergonha de falar o que estamos sentindo e nos isolamos.
Pelo menos eu era assim...a dor me irritava muito e eu me isolava.
Períodos de dor é sempre muito complicado em nossas vidas.
Mas conversar com quem amamos, primeiramente, dizer o que se está sentindo é muito importante, para que a pessoa a nossa volta, possa nos ajudar e nos compreender
Sair com amigos de vez em quando, frequentar uma reunião, seja de igreja, de amigos, sair de casa de vez em quando nos ajuda.
Sei que é péssimo se sentir como um ET, diferente de todos eu sei muito bem Cleuma, pois a maioria dos ossos do meu corpo são deformados pela doença. Mas querendo, a gente supera isso, como eu superei...
E superei me aceitando...quando me aceitei como eu sou, sem revoltas, sabendo que sou diferente sim, mas nem melhor e nem pior que ninguém, aí minha vida mudou.
SE vc me vir de corpo inteiro, vai ver que tenho muitas sequelas nos ossos, vou trocar a articulação do outro joelho, no entanto, hoje, eu me admiro, me acho bonita, me curto mesmo e hoje posso dizer que estou vivendo bem com a artrite reumatóide juvenil.
Dores, estarão sempre presentes na minha, na sua e em todos que tem doenças reumáticas,mas, o que não podemos é deixar que a AR além de limitar nosso físico limite também nossa mente e nossa vontade de viver!
MALU, VOC~E É FENOMENAL. ADOREI SEU BLOG E TENHO CERTEZA QUE VAI AJUDAR MUITA GENTE, COMO TENS ME AJUDADO. SUCESSO, AMIGA. UM GRANDE ABRAÇO. BETH.
Oi amiga,
que bom que leu...espero que te ajude e te faça refletir!
Gostaria que vc participasse!
bjs
Malu, fico tão angustiada qd penso que meu filhinho, ainda um bb tem essa doença horrível... na sua última consulta perguntei a ela se tem como sabermos se ele terá alguma sequela no futuro, alguma possibilidade de ter, para que nós já começarssemos a atuar contra isso e ela disse que ele tem possibilidade de ter alguma deformidade sim, mas precisamos esperar para saber e daí sim agir... fico arrasada com isso, em pensar nessa possibilidade. christianne
Oi Chris,
Obrigada pelo contato.
Primeiramente tenha calma, pq hoje em dia o tratamento é muito ,melhor. As ,medicações são ,mais eficazes e quem sabe seu filho nem venha a ter sequelas.
Vc tem q se preocupar agora com o bom andamento do tratamento, para que a doença se estabilize!
Tenha fé que tudo dará certo!
Bjão
Postar um comentário