Quem sou eu

Minha foto
Itapevi, SP, Brazil
Sou uma mulher que convive com a artrite reumatoide juvenil desde os 07 anos de idade e não aceita que as pessoas se entreguem tão fácil a essa doença sem lutar ao menos para serem mais independentes. Esse blog é um espaço para as pessoas que querem me conhecer, fazer perguntas sobre minha vida com a artrite e também para as pessoas que precisam de uma palavra amiga! Sejam bem vindos visitantes e se quiserem saber alguma coisa ou precisar de alguma palavra amiga...Pode entrar, o blog é nosso! Deixe seu recado que responderei com prazer! Bjs, Malu

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que é sinovite?

Oi pessoal,

Hoje vou falar sobre SINOVITE.
Sinovite é ume inflamação do líquido sinovial, mas antes vou explicar direitinho o que é líquido sinovial e como ocorre a Sinovite.

Sabe aquele líquido que fica entre as juntas (articulações)? Esse líquido é que faz com que as articulações não entrem em atrito, auxiliando no movimento.
É como se fosse um óleo que se coloca nas engrenagens para parar de ranger! Rsrs. Ele se chama líquido sinovial. Ele é claro, de cor amarelo pálido, um pouco viscoso.

Temos o líquido sinovial em todas as articulações, mas é no joelho em que temos maior proporção.
Quando sofremos um trauma como tombos, pancadas fortes ou outros. Esse líquido sofre uma inflamação, com isso, ele fica espesso e causa dores musculares e limitação do movimento.
Essa inflamação pode agredir a cartilagem articular e levar a um futuro desgaste ósseo.

É comum ocorrer Sinovite nos casos de artrite! Eu mesma tive nos dois joelhos e cotovelos.

Na época em 1992, o tratamento foi cirúrgico. Hoje quando eu falo aos médicos que fui submetida a uma sinovectomia, (retirada do líquido sinovial), eles entreolham-se e até riem, pois, atualmente não se usa mais essa cirurgia, visto que o líquido sinovial é muito importante para as articulações.

Hoje em dia, o tratamento consiste em medicamentos antiinflamatórios, repouso, e fisioterapia especializada, com o uso de aparelhos como: banho de luz (nem sei se esse é o nome), ultrassom entre outros, além de cinésioterapia, que são os exercícios feitos com o fisioterapeuta.

Eu costumava fazer compressas frias quando o joelho ficava muito quente.

Então, querida Venina, não se preocupe demais, faça muito repouso (quanto mais forçar, pior será), tome os antiinflamatórios direitinho, consulte o fisioterapeuta e faça o que ele mandar que essa inflamação vai passar!


Semana que vem vou falar sobre prótese de quadril, dúvida da amiga Maria.

Beijos a todos e obrigada por participarem com suas dúvidas e comentários!



8 comentários:

venina disse...

oi amiga muito obrigado por ter postado sobre sinovite , e realmente meu ultrason deu sinovite e derrame articular o medico me passou varios remedios e repouso muito repouso andar so de carro e fazer fisioterapia e voltar daqui um mes ,disse q a cirurgia correu tudo bem q esta normal vc estava certa quando me disse q o q estava acontecendo era a ar em atividade e e mesmo agora e repousar e esperar ela adormecer para depois voltar a vida ao normal mas ja ja isso vai passar se DEUS QUISER como disse o meu medico o pior ja passou q foi a cirurgia . bjs amiga e muito obrigado li tudo e amanha vou ler para meu marido ele ficou feliz quando disse q vc ia postar sobre sinovite ele gosta de saber tudo tambem para me ajudar .

Malu Sobreira disse...

Amiga querida, é um prazer pesquisar mais sobre um assunto que pode ajudar...Eu juntei o que já sabia com informações novas!

Quanto a atividade da AR, nesse quesito tenho doutorado, afinal 30 anos de convivência com ela e algumas coisas são obvias pra mim!

Mas o importante é que a informação te ajudou e pode ajudar outras pessoas que pensam que Sinovite é um bicho de sete cabeças, é um bicho de uma cabeça só! rsrs. Mas está sempre acompanhando a artrite quando entra em atividade!

beijos e se cuida!

Malu Sobreira disse...

Ah, esqueci: parabéns pelo marido dedicado que vc tem aí do seu lado. Ele é um exemplo para todos os outros. E se ele topar, um dia quero postar uma entrevista com ele!

beijos

venina disse...

meu marido disse q pode marcar q ele responde sim . quem tem o maior prazer em poder ajudar e mostrar q mesmo com artrite somos grandes mulheres .

Malu Sobreira disse...

Então, tah, logo logo vou compor umas questões pra ele responder...acho que pode ajudar muita gente!

bjão

Anônimo disse...

malu amei o ultimo assunto pois me identifiquei com o último tema abordado.
valeu cleuma
ah malu por que tenho dificuldade de comentar no seu blog,gostaria que vc colocasse o icone de comentario mais acessivel.grata cleuma.

Anônimo disse...

malu amei o ultimo assunto pois me identifiquei com o último tema abordado.
valeu cleuma
ah malu por que tenho dificuldade de comentar no seu blog,gostaria que vc colocasse o icone de comentario mais acessivel.grata cleuma.

Malu Sobreira disse...

Oi amiga,
Que bom que vc gostou da postagem. Eu a escrevi pensando bastante em vc!
Mas porque vc nunca responde na postagem correspondente?

Logo abaixo do último comentário aparece um ícone escrito postar comentário. É só vc clicar nele, escrever o que quiser e enviar...não entendi sua dificuldade. Mas também, ando muito atarefada e sem tempo pra mexer no blog, além de que, eu não sei mexer direito nessas ferramentas!
Mas voltando ao assunto da última postagem, vc gostou, pensou melhos no assunto?

Viu os outros comentário de mulheres casadas?`É bom vc ler os depoimentos, te fará bem!

bjsss

Pensamento é força que atrai situações e circunstâncias

Com alegria e bom humor, atraímos bons pensamentos e esses são essenciais para uma vida saudável!

Páginas